..............................................................

..............................................................

Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

LEGUMES

Olá sejam todos bem vindos, e muito obrigada a todos pelos comentários e visitas no blog.

Nos dois últimos dias a temperatura no Rio Grande do Sul despencou.... Passamos dos 38º  para 10º !!! Resultado: Gripe!!! é Ficamos todos gripados aqui em casa!
Mas com esse friozinho,  e a gripe... ( diz a metereologia que vai ficar ainda mais frio nos próximos dias), nada como preparar um bom caldo de carne com legumes,  que aqui no meu estado é chamado de "fervido" lembra o "puchero" porém as carnes são diferentes.

Quando eu era criança a família do meu pai (hoje falecido) reunia-se sempre, hoje infelizmente quase não vejo mais meus tios e primos.... mas enfim, os "Bottaros" reuniam-se basicamente para comer... (sabe aquele filme "Casamento Grego", era mais ou menos assim.... 40 ou 50 pessoas reuniam-se para preparar e consumir muita comida.

E no inverno, um dos pratos que preparavam era o fervido.
Num enorme panelão de ferro com 3 pés (igual caldeirão de bruxa) colocavam muita carne gorda a cozinhar (costela e carne de peito), e depois iam acrescentando batata inglesa, batata doce, aipim (mandioca para quem não é daqui), cenoura, cebola, tomate, espigas de milho verde, moranga cabotiá (abóbora para o resto do Brasil), vagem, couve, repolho, linguicinha defumada, costelinha de porco defumada, e toucinho. O legal é que ia tudo inteiro, só descascavam e colocavam os legumes e as folhas inteiras... e pimenta é claro!
E depois de horas cozinhando....isso virava quase um creme, e muito saboroso... Na receita gaúcha original o acompanhamento é um pirão feito com uma parte do caldo de legumes, nós comiamos era com pão frânces.

Ainda lembro muito bem do caldeirão fumegando no meio do galpão, das toras de lenha ao redor, de meu pai mexendo o fervido, para não grudar, com uma pá de madeira, o rosto suado e vermelho pelo calor e pelo esforço... e nós crianças, correndo de um lado para o outro, e os adultos gritando conosco: "parem de correr, vão cair no fogo" ou "vão levantar poeira e estragar o fervido...." E nós diminuíamos o rítimo por alguns minutos e recomeçavamos.... saudade... tantas pessoas que já partiram....
Mas quando fazemos esse mesmo prato, porém na panela de pressão, somente para 4 ou 6 pessoas chamamos de sopão, no sopão os legumes não chegam a desmanchar mais o caldo fica bem cremoso, e acrescentamos arroz. Aliás é o que eu estou preparando para o jantar enquanto escrevo
Então lembrei desses mini legumes que já tinha feito a algun tempo e resolvi mostrar....

Me digam o que acham...








Enquanto escrevia minhas lembranças de infância, meio que viajei no tempo....
E meu sopão ficou pronto...
Quem sabe um dia eu terei o prazer de preparar um belo fervido,  para algumas de minhas amigas da blogsfera...vindo ao Brasil sintam-se convidadas.
Que parece meu jantar...
Aqui na panela...

 E aqui um bom prato de sopa de carne e legumes...

Obrigada de coração a todos que passarem por aqui.
Um beijo em seus corações.

37 comentários:

  1. Oh Cris, ese caldo de carne con verduras es realmente cremoso! TENGO HAMBRE... Voy a Brasil por un poco de esa delicia?
    Tus verduras son increíbles, principalmente los ejotes -judías verdes-
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosamargarita, que prazer seria te receber em minha simples casa, ou quem sabe um dia eu no México!!!! Adoraria conhecer a América Látina, mas por hora é só um sonho... Obrigada e beijos em teu coração.

      Excluir
  2. Amei saber um pouquinho sobre uma tradição que houve em sua família,muito bonito,dar até para imaginar a cena.quanto ao seu jantar hummmm,me deu foi vontade de participar de seu sopão,deve de estar uma delícia,eu adoro legumes,folhas e sopas,apesar de agora morar em Recife hauhauhau.
    Morei por 1 ano e meio no Rio Grande do Sul(Porto Alegre e Passo Fundo)Momentos inesquecíveis.
    Quanto a sua miniatura de vegetais,você é uma artista,parabéns e que Deus continue abençoando esses dedinhos ;0)
    bjs de Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, que legal saber que já morastes em Porto Alegre, imagina de todas as seguidoras deves ser a única a conhecer a Redenção e o Teatro São Pedro... enfim... agora me sinto mais pertinho de ti... Obrigada pela visita e beijos em teu coração.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada pela visita, felicidades e beijos em teu coração.

      Excluir
  4. Unas verduras siempre saludables, muy bien hechas.
    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, segunda-feira me diverti muito lendo as entradas da tua adivinhação. Beijos em teu coração.

      Excluir
  5. Me encantan esas verduras que has hecho, te han quedado muy reales.
    besitos ascension

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Ascension, origada por tua visita! Beijos em teu coração.

      Excluir
  6. Sembra veramente appetitoso!!! E le verdure in miniatura sono molto realistiche, complimenti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Eleonora, grazie per la visita sempre bello. Baci nel tuo cuore.

      Excluir
  7. Meravigliose verdure. Mi piacciono molto disposte sulla tavola in legno.
    Ciao Faby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Fabi, grazie per la visita, i tuoi commenti sono sempre adorabili. Baci nel tuo cuore.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá Carmen, obrigada pela visita e beijos em teu coração.

      Excluir
  9. Que rica la sopa,ummh, haces unas miniaturas preciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo doce comentário. Beijos em teu coração.

      Excluir
  10. Amei as minis, Cris! Agora... essa sopa, nesse friozinho de hoje... ai, ai. :D
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, obrigado pela visita, tá frio aí também? Aqui fazia muitos anos que não fazia frio assim em março... Beijos em teu coração.

      Excluir
  11. Esas verduras te salieron geniales!!! y ese caldo tiene una pinta bueniiiiisima!!!!
    Buen trabajo!!!
    Besitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carmen, obrigada pela visita, a sopa estava boa mesmo... até esqueci minha dieta... Beijos em teu coração.

      Excluir
  12. Están perfectas esas verduras, felicidades!!
    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo doce comentário! Beijos em teu coração.

      Excluir
  13. Que legumbres tan reales, puedes preparar un verdadero guiso de verduritas. Estan geniales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, és sempre muito gentil. Beijos em seu coração.

      Excluir
  14. Preciosas las verduras minis, las zanahorias !son reales! un besin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Eu também gostei das cenourinhas. beijos em teu coração.

      Excluir
  15. Ciao Susanna, grazie per la visita sempre bello. Baci nel tuo cuore.

    ResponderExcluir
  16. Oi, que bom encontrar alguem do Braisl nesses blogs sobre miniaturas. Vejo que vc usa o biscuit nas suas miniaturas, vc jah usou a massa fimo?

    Seu trabalho é ótimo, brigada,

    Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, eu prefiro usar o biscuit, já me acostumei.... mas não tenho nada contra a massa fimo. Já fui conhecer teu trabalho, adorei teus quadros. Agora sigo teu blog. Um beijo no coração.

      Excluir
  17. Bellissime le tue verdure!! facciamo un bel minestrone?
    bacio
    Mariarita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Mariarita, grazie per la vostra visita, ci sarà davvero fare un minestrone. Un bacio grande nel tuo cuore.

      Excluir
  18. Hello Cris your soup looks wonderful. Over here we are having a beautiful warm March. I hope your flu is better soon. Your mini vegetables are fantastic I love the potatoes and carrots.
    Hugs Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Maria, thank you for visiting, we all have the flu is still here in my house ... a drop in temperature of 28 ° is too much .... but soon we will all be fine. A kiss on your heart.

      Excluir
  19. preciosas verduras parecen reales, y la sopa se ve muy apetitosa y más en este tiempo.


    besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pepita, obrigada pela visita, a sopa estava de fato uma delícia... a meses não fazia uma sopa, pois o verão tinha sido muito quente... Felicidades e um beijo em teu coração.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...