..............................................................

..............................................................

Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2014

PIMENTA ROSA - POIVRE ROSE - FRUTA DA AROEIRA




Olá, sejam bem vindos! 

Gostaria de agradecer aos novos seguidores, gente que foi chegando e ficando, mesmo o blog estando desatualizado, conforme eu for tendo tempo vou visitá-los e com toda a certeza passarei a seguir os blogs de vocês.
Também quero agradecer sinceramente os comentários de acolhida que recebi na postagem anterior.
A todos: entrem e sintam-se em casa, a casa está aberta novamente, comentem, discordem, concordem.... afinal é a vida.
Gente obrigada de todo meu coração!!!!

Ofereço flores para vocês


Mas agora vamos falar sobre o título, Pimenta Rosa, Poivre Rose, ou, como é conhecida em grande parte do Brasil, fruta de passarinho, fruta da aroeira, fruta de sabiá....

Olhem ela aí;
 Desculpem a falta de nitidez, minha máquina fotográfica está cada dia mais temperamental..... em função disso algumas fotos são da webcam..... 

Pois é essa frutinha é a tão famosa pimenta rosa, usada na cozinha francesa e também na industria cosmética e de perfumes.
A pimenta rosa é fruto da aroeira (Schinus terebinthifolius), e na verdade não é uma pimenta, é uma prima do caju, mas devido ao formato, o tamanho e o aroma, que lembra o grão da pimenta-do-reino passou a ser chamada de pimenta mesmo sem ser.... A pimenta rosa não é "picante" como uma pimenta, na verdade é até adocicada.
A aroeira vermelha, que é a árvore que produz essa "pimenta" é nativa do Brasil, existindo também uma espécie nativa do Peru, e como é nativa, encontra-se em qualquer lugar, qualquer lugar mesmo.... e  ninguém liga para ela, as frutas ficam lá servindo de alimento aos pássaros, no máximo  é usada em projetos paisagísticos, em ruas e jardins, pois fica linda quando carregada de frutinhos avermelhados e brilhantes.
E eu tenho uma árvore dessa no meu quintal, os passarinhos, ou o vento, plantaram ela para mim, rsrsrsrs....
E agora é tempo de colher pimenta rosa ou fruta da aroeira...
Olhem só uma parte da minha colheita;




 Mudas de aroeira foram levadas para outros países, e hoje crescem felizes por várias partes do mundo, em alguns lugares do hemisfério norte onde o natal coincide com o inverno, os galhos de aroeira são usados na decoração de natal, eu sempre conservo alguns, pois são muito decorativos em qualquer época do ano.
Aqui onde eu moro as pessoas cortam as aroeiras e queimam seus galhos.... uma tristeza, pois, mesmo que não se queira a "pimenta" os passarinhos com certeza querem....
Devo ressaltar que esse é o fruto da aroeira conhecida como "mansa" cujo polem, madeira e folhas não causam reações alérgicas ou elas não são fortes, mesmo assim eu cobri os braços e usei luvas, pois eu tenho uma certa sensibilidade à essa planta, já quando eu vejo uma aroeira conhecida como "brava", é uma outra árvore porém da mesma família, passo longe, pois todas as partes dessa outra aroeira causa reações alérgicas fortes, meu avô uma vez passou muito mal por conta da alergia à aroeira "brava". 
Agora o cômico de tudo isso, ou trágico, não sei... é que com toda a abundância de aroeiras que se tem em quase todo Brasil, existem pessoas por aqui que compram pimenta rosa importada, e daí a simples frutinha da aroeira que por aqui a maioria das pessoas pensam que só serve pra passarinho....vem com um nome "elegante" em francês, mal sabem elas que estão pagando  por algo que elas tem praticamente na porta de casa e  põem fora....
Bom, próximo passo, separar as pimentas dos galhos, secar, embalar e fazer muita geleia de pimenta rosa para presentear os amigos, e é claro guardar algumas para que se passem por pequenos tomates em alguma miniatura....




Um forte abraço e um beijo no coração de quem passar por aqui!



30 comentários:

  1. Geléia? ... de frutinha de passarinho? Pimenta Rosa! Vivendo e aprendendo, né?
    Posso imaginar como deve ficar linda a geléia: vermelha, brilhante!
    Mostra pra gente como ficará pronta no pote. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana, pois é, vivendo e aprendendo, eu ouvi falar dessa pimenta a alguns anos, era difícil de encontrar, então fiquei sabendo, através de uma amiga, que a queridinha da culinária francesa, muito presente em receitas de salmão é nada mais nada menos que a fruta da aroeira....hoje é dia de separar as frutinhas das folhas e galhos.... santa trabalheira... é função para a tarde todinha, mas até sexta no máximo tenho que fazer a geleia pois já comprei muitas maças.... e apesar de terem ótima durabilidade acredito que quanto mais frescas melhor. mas vou postar sim e com receitas e dicas de como utilizar, o que vai bem com a pimenta.... essas coisinhas. Beijos em teu coração.

      Excluir
  2. Cris,no conocía esa planta y me parece preciosa,como debe de lucir en el huerto o jardín y sus frutos tiene un color maravilloso y abundante,buena recolección!!!
    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Pilar, realmente essa árvore fica bem bonita com os frutos maduros, obrigada pela visita. beijos em teu coração.

      Excluir
  3. Hello Cris :) It is wonderful to see you here again a big Welcome back. Your plant is beautiful I am not sure if I know this plant It looks very festive.
    Hugs Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, obrigada pela visita e pela acolhida carinhosa. Beijos em teu coração.

      Excluir
  4. Cris, ¡qué de tiempo sin saber de tí, me alegro mucho que estés de vuelta por los blogs! Muchos besos

    ResponderExcluir
  5. Eres mujer fuerte
    trabajas sin cesar
    de día y de madrugada
    no sientes ningún pesar
    al tener que levantarte
    a tu hijito cuidar
    ya sea para alimentarlo
    teniendo que amamantar
    o preparar el tetero
    asi te tengas que desvelar,
    ya sea que se enferme
    o que sienta algún temor
    allá estas presente
    ante cualquier clamor
    A la vez eres frágil
    porque reposa en ti
    toda la dulzura
    que en el mundo vi
    Fuerte como leona
    para tus hijos proteger
    frágil como cristal
    cuando toca querer
    por eso Madre
    te pago con amor
    eres lo mas bello
    que ha hecho el Creador

    Que seas muy feliz en este dia amiga mia!!!
    Con cariño Victoria

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, bom dia!!!
    Menina, adorei sua postagem, pois apesar de ver essa árvore por aí, não sabia do nome dela, do nome da frutinha e tão pouco que é de outra família e tem sabor adocicado. Mas... já cresci os olhos na geléia.
    Quer dizer que posso plantá-la também, sem acrescentar risco a mim e aos animais? Pois a única coisa que tinha ouvido falar sobre ela é que era "venenosa". Agora já sei que há 2 tipos também.

    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  7. Carissima Cris, sono felicissima di ritrovarti!!!
    Mi dispiace tantissimo per il periodo brutto che hai attraversato, spero che adesso tu stia meglio e che con noi ritrovi un pochino di serenità!
    Ti abbraccio forte,
    Mely

    ResponderExcluir
  8. Hola Cris, paso a saludarte y agradecerte tus siempre amables comentarios.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  9. hola!! de vuelta :) que bueno empezar otra vez con mas energía y alegría, te deseo un regreso provechoso y mucha satisfacción con este blog tan lindo que tienes, te mando muchos saludos y gracias por tu apoyo :)

    ResponderExcluir
  10. Ola minha amiga,fico feliz com o seu retorno.Muiiito charmosa essa aroeira alem do mais pode ser decorativa.beijocas mil.

    ResponderExcluir
  11. Querida Cris, que alegria ver suas postagens de volta!!!
    Nossa, estou muito feliz e seja muito bem vinda ao nosso mundo de blog. Desculpe-me só vim te visitar agora, eu estava com muitas dores, era difícil fazer comentários nos blogs dos meus novos e antigos amigos.
    Vou ver as suas novidades. Abraço grande de Fernanda =D

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris querida, seja muito bem vinda, estou feliz em ter novamente as suas postagens. Esse é o segundo comentário pois o primeiro não entrou. Bem, vou ver as suas postagens. Querida eu não vim antes aqui por sentir dores fortes, mas estou bemmmm melhor =D
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Por favor!!! Preciso dessa receitra também!!!

    ResponderExcluir
  14. Por favor!!! Preciso dessa receitra também!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Cris!!! Também fiquei muito surpresa 😲 quando descobri que aquela frutinha vermelha que dava na árvore da qual meu pai tirava as folhas pra fazer o chá e banhar suas feridas, quando as tinha, pudesse ser a tão famosa pimenta rosa. Mas agora sabendo disso, gostaria de saber como secar essas frutinhas, se no sol ou desidrata no forno???
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Desculpe mas vi que não deixei meu nome
    Sou Rosangela Salles

    ResponderExcluir
  17. Me desculpe não deixei meu nome. Sou Rosangela Salles.

    ResponderExcluir
  18. Qual e a receita da geleia Cris na minha casa eu tenho dois pés de aroeira

    ResponderExcluir
  19. Na Bahia onde eu morava tem bastante ninguém nem liga pra isso

    ResponderExcluir
  20. Na Bahia onde eu morava tem bastante ninguém nem liga pra isso

    ResponderExcluir
  21. e facinante esta fruta da aruera eu mesmo naõ sabia

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se é a mesma aroeira q tem nos passeios públicos

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber se é a mesma aroeira q tem nos passeios públicos

    ResponderExcluir
  24. Olá sou rosa Gonçalves sou de Portugal tenho duas pimentas rosa em vaso plantadas de semente será que vai dar fruto obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...