..............................................................

..............................................................

Seguidores

terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 de Setembro - Revolução Farroupilha

Olá, em primeiro lugar quero agradecer aos comentários carinhosos que recebo tanto no blog quanto por email, obrigado vocês são de fato pessoas encantadoras.

 As imagens utilizadas neste post são do Google, se for de sua autoria, entre em contato comigo que coloco os créditos na mesma hora. É que estou com pouco tempo para pesquisar os créditos mas gostaria muito de falar sobre a minha cultura.

Agora vamos ao 20 de Setembro... 
O 20 de setembro é a data em que se comemora aqui no Rio Grande do Sul, não só a "Revolução Farroupilha" mas também comemoramos o fato de sermos gaúchos. 
Na foto abaixo o gaúcho e a prenda (homem e mulher em trajes típicos), tomando chimarrão (bebida típica do gaúcho ), e  o churrasco.



O GAÚCHO

Denomina-se gaúcho as pessoas nascidas no Estado do Rio Grande do Sul e também no Vale do Rio Prata, ou seja no bioma pampa. Detentor de forte cultura e tradição, conhecido por sua hospitalidade e bravura.
Uma das formas de preservar suas tradições são os Centros de Tradições Gaúchas, os CTGs, existem CTGs em diversoso estados do Brasil e também nos Estados Unidos, Canadá, Paraguaí, Portugal e França  (eu sei somente desses, se alguém souber de outros, me avisem....)

A REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Em 1835, o estado do Rio Grande do Sul, na época Província de São Pedro, descontente com o Governo Imperial deu início  a uma sangrenta revolução, conhecida como Revolução Farroupilha. Um ano depois, em 11/09/1936, Antônio de Souza Neto proclama a República Rio-Grandense.
Bento Gonçalves é eleito Presidente da recém proclamada República Rio-Grandense.
A partir disso a revolta passa a se uma guerra entre duas nações independentes, e passa a chamar-se "Guerra dos Farrrapos". 
Logo que a República foi proclamada, Bento Gonçalves conhece o jovem corsário italiano Giuseppe Garibaldi, mais tarde conhecido como o "herói dos dois mundos".

Giuseppe Garibaldi

Garibaldi, que após o fracasso da Insurreição de Gênova consegue sair da Itália ( tinha sido condenado a morte por uma corte genovesa), e após passar por Marselha e Tunísia, chega ao Brasil e incorpora-se à Revolução farroupilha, Garibaldi foi um dos líderes da Guerra dos Farrapos, e seus feitos fantásticos são contados até hoje. Durante a Tomada de Laguna Garibaldi conhece a costureira Ana Maria de Jesus Ribeiro, uma mulher a frente do seu tempo e que passaria a chamar-se Anita Garibaldi. Apaixonados os dois seguem juntos nas andanças da guerrra e da vida. Os dois passam a lutar  lado a lado, sem ter lugar fixo para morar. Essa é sem dúvida uma das mais belas histórias de amor que conheço!!! Garibaldi, Anita e o filho deles Menotti, partem para o Uruguai antes do fim da Guerra dos Farrapos, vivem lá por sete anos e tem mais três filhos. Do uruguai partem para a Itália, onde Anita morreria logo depois, e Garibaldi seria o herói da "Unificação Italiana". 

 Anita Garibaldi

A guerra termina somente em 1845, sem vencidos ou vencedores, um acordo de paz e assinado, e várias reinvindicações são atendidas.
Mas antes do tratado ser assinado uma grande chaga tirou o brilho dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da então República Rio-Grandense, pois os lideres farroupilhas tinham prometido aos negros, na época escravos, que ao lutarem nas tropas farroupilhas, seriam alforriados, e com essa oportunidade de liberdade, lutaram destemidamente pois sabiam que a tão sonhada liberdade estaria em jogo a cada batalha, sendo sua coragem elogiada mais tarde pelo próprio Garibaldi em suas memórias. Esses negros destemidos eram conhecidos como "Os Lanceiros Negros". 

 

 
 Pintura de um "Lanceiro Negro Farroupilha" exposta no Museu Bologna na Itália
 
Como os farroupilhas tinham prometido a liberdade para os negros que lutaram, eles incluem essa exigência ao Imperio. Porém o Império escravagista não concordava com isso, então qual a saída encontrada para tal impasse?... Bem, foi 'resolvido' de uma forma cruel pelos farrapos, que trairam e entregaram seus Lanceiros ao Império, a batalha derradeira dos Lanceiros é conhecida como a " Batalha dos Porongos", quase toda a infantaria negra foi dizimada, terminando assim a preucupação dos farrapos e facilitando a paz com o Império. 
Os poucos negros que sobreviveram, por uma manobra do Duque de Caxias, não foram enviados como escravos ao Rio de Janeiro, como queria o Império, mas libertos e incorporados a Regimentos de Cavalaria de Linha do Exército Imperial no Rio Grande.


SEMANA FARROUPILHA


No Rio grande do Sul, comemora-se todos os anos a "Semana Farroupilha", que acontece entre os dias 07 de setembro (data em que se comemora da Independência  do Brasil), e o 20 de setembro data da eclosão da Revolução Farroupilha. Durante esse período em todo o estado acontecem os "Acampamentos Farroupilhas", sendo o mais tradicional o que ocorre no Parque Harmonia. Dentro do Parque Harmonia é montada uma mini cidade, são vários piquetes (pequenas casas rústicas feitas de madeira e tendo por assoalho o próprio chão de "terra batida". 
O acampamento serve não só para comemorar a "Revolução  Farroupilha" como para manter viva a tradição e o folclore gaúcho. As comemorações encerrran-se com o Desfile Farroupilha no dia 20 de setembro.
As fotos abaixo mostram o Acampamento Farroupilha





A foto abaixo mostra o interior de um "piquete"
Durante os dias de acampamento, famílias inteiras mudan-se para o acampamento, deixando o conforto das suas casas para viverem como vivia o homem do campo no passado,  os gaúchos preparam os pratos típicos da sua gastronomia, como o churrasco e o arroz de carreteiro, e bebem a bebida mais típica do Rio Grande do Sul o chimarrão. Além da culinária, durante o acampamento, a indumentária ( vestimenta) gaúcha é muito utilizada.
Na verdade aqui no estado, bebe-se o chimarrão diariamente, e o churrasco é o prato principal nos finais de semana e festas, pra falar a verdade não precisamos de motivo ou de data especial nenhuma para comermos churrasco, que tradicionalmente é feito por homens, mas na minha casa quem assa o churrasco sou eu, meu marido não sabe assar,rsrsrrsrrs, mas adora churrasco!!! Meus filhos e eu também,  é claro!
Quanto a indumentária,   não é somente na Semana Farroupilha que é usada, os gaúchos as usam no dia a dia, nós mulheres é que só usamos os vestidos durante as comemorações, e para frequentarmos o CTG (centro de Tradições Gaúchas ), pois é complicaddo usarmos vestido de prenda todos os dias!!!

  O churrasco no Acampamento Farroupilha



Gaúcho que é gaúcho, adora tirar foto do churrasco, é sempre a primeira foto da festa!!!!

TRAJES TÍPICOS


DANÇA TRADICIONAL DO RIO GRANDE DO SUL




Nossa música e dança é riquísima, e é um dos orgulhos do nosso estado!

PRENDAS PARTICIPANDO DE CONCURSO


O CHIMARRÃO

O chimarrão é a bebida típica do Rio Grande do Sul, na verdade essa bebida é hábito em todo o sul da América do Sul: Bolívia, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, esse hábito é uma herança cultural dos índios guaranis, quíchuas e aimarás. Essa bebida é feito a base de erva mate e água quente, servido numa cuia e bebe-se através de uma bomba. Alguns chamam o chimarrão de mate (origem castelhana), os dois termos são utilizados e considerados corretos.

"Fogo de chão" onde tradicionalmente aquece-se a água para o chimarrão
  Cuia onde se bebe o chimarrão

 Assim é servido o chimarrão


Aceita um chimarrão?
No mundo todo reconhece-se a importância das culturas regionais pois nos fazem saber quem somos, quais nosssas origens, é isso que nos possibilita fazer a história. Beijos no coração de todos que passarem por aqui.









2 comentários:

  1. Conoscevo questa storia, un pò per i ricordi di scuola e poi perchè ho visto proprio una telenovela brasiliana sull'argomento(io adoro le telenovelas...)Garibaldi eroe dei 2 mondi.
    Il tuo racconto però è stato molto più bello ed interessante,peccato che la traduzione di google lascia un pò a desiderare!!!
    Ti mando un bacio super super grande!!!
    Mely

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto de telenovelas, mas amo a história do romance de Garibaldi com a Anita, afinal uma história de amnor é infinitamente mais interessante e bela que as histórias de guerra!!! E realmente é uma pena, mas o tradutor deixa a desejar... quem sabe um dia eu aprenda a língua italiana, é meu sonho!!! E daí escreverei nos dois idiomas... Beijo no coração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...